IDENTIFICAÇÃO DO SEXO DE GANSOS DOMÉSTICOS (ANSER ANSER): COMPARAÇÃO DA TÉCNICA DE SEXAGEM CROMOSSÔMICA E A INSPEÇÃO PÓS-ANESTÉSICA DA CLOACA

Autores

  • R. C. JUSTINO Departamento de Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • C. E. S. GRUNADAS Departamento de Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • D. A. SHIGUE Departamento de Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • L. G. CAETANO Departamento de Biologia Geral, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • A. L. DIAS Departamento de Biologia Geral, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • M. I. M. MARTINS Departamento de Clínicas Veterinárias, Rodovia Celso Garcia (PR 445), Km 380, Campus Universitário, Londrina-PR, Brasil - CEP 86.061-900.

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2016v32n1p74-80

Resumo

Os gansos domésticos utilizados neste experimento eram de vida livre, pertencentes a um lago localizado em uma área urbana e sua população havia aumentado dramaticamente. a necessidade de um projeto com foco na esterilização de alguns machos, para reduzir o crescimento populacional, levou à necessidade de sexagem desses animais. como os gansos domésticos apresentam mínimo dimorfismo sexual, duas técnicas foram testadas: análise citogenética e inspeção da cloaca pós-anestesia. foram utilizados oito gansos adultos, escolhidos aleatoriamente de um grupo de 80 animais. eles foram capturados com redes ou manualmente, transportados individualmente e alojados em local apropriado a espera da análise citogenética (três a quatro dias). para a sexagem cromossomal, foram coletados 2 ml de sangue e a técnica de cultura de linfócitos periféricos foi empregada. as amostras resultantes foram tratadas com kcl hipotônico, fixadas em três trocas de solução de metanol e ácido acético. as lâminas foram preparadas com a técnica padrão e examinadas ao microscópio óptico para observação das metáfases. para a técnica de eversão da cloaca, foi realizada a anestesia injetável com tiletamina-zolazepam 5%. dez minutos após a anestesia, a cloaca foi evertida para a visualização das estruturas internas e a determinação sexual. As técnicas foram conduzidas em duplo cego, para melhor acurácia dos resultados. Dos oito animais submetidos à técnica de sexagem cromossomal, cinco foram identificados como machos e três como fêmeas, alcançando 100% de concordância quando comparada com a técnica de eversão da cloaca. A técnica de sexagem cromossomal aparentou causar o menor desconforto nos animais avaliados, mostrando-se uma técnica confiável para determinação sexual e favorável ao bem-estar animal.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21/12/2016

Edição

Seção

Animal Reproduction/Reprodução Animal