OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS CONTRA Neospora caninum E Toxoplasma gondii E ESTUDO DE FATORES DE RISCO EM CÃES DE ARAÇATUBA - SP.

• K. D. S. BRESCIANI Faculdade
  • A. J. COSTA Faculdade
  • C. M. NUNES Faculdade
  • A. C. M. SERRANO Faculdade
  • A. B. MOURA Faculdade
  • N. S. STOBBE Faculdade
  • S. H. V. vperri@com.br Faculdade
  • R. A. DIAS Faculdade
  • S. M. GENNARI Faculdade

A ocorrência de anticorpos contra Neospora caninum e Toxoplasma gondii foi determinada através de uma amostra de 108 cães em 63 domicílios e canis da zona urbana do município de Araçatuba, SP, por meio da reação de imunofluorescência indireta (RIFI). Para se verificar possíveis associações entre a presença de anticorpos contra os referidos coccídios e as variáveis raça, sexo, idade, dieta, ambiente, presença de gatos e acesso às ruas, o Teste Qui-Quadrado (ou Teste de Fischer) foi realizado. Também foi realizada uma análise de fatores de risco com as variáveis mais associadas à infecção por T. gondii e N. caninum. Dos 63 locais amostrados, 28 (44,4%) foram soropositivos para T. gondii e 15 (23,8%) para N. caninum. Foi verificada associação entre cães positivos para T. gondii e criados em ambiente de terra ou gramado (p < 0,001), quando comparados aos mantidos em ambiente cimentado. A presença de um dos agentes não apresentou associação com a ocorrência simultânea do outro coccídio (p = 0,84).
PALAVRAS-CHAVE: Toxoplasma gondii. Neospora caninum. Cães. Epidemiologia.

26/11/2008

Small Animal Clinic/Clínica Médica de Pequenos Animais