PERFIL DO CENÁRIO DE ADOÇÕES DE CÃES E GATOS EM CANIL MUNICIPAL NO INTERIOR DE SÃO PAULO, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2020v36n4p316-320

Resumo

Conhecer as características das adoções de animais de canis municipais pode contribuir para que ações educativas de guarda responsável sejam mais precisas e direcionadas. Este trabalho teve como objetivo descrever as adoções de cães e gatos do canil municipal de Botucatu/SP, a fim de investigar a possível associação entre adoção e renda, além do sexo dos adotantes, para direcionar de uma melhor maneira ações educativas de guarda responsável. As informações foram coletadas de 998 termos de adoção. A partir dos endereços das adoções, identificaram-se os bairros que mais adotaram e suas rendas médias. As informações foram armazenadas em banco de dados criado na planilha eletrônica do Excel. As distribuições frequenciais foram processadas por meio do software SPSS. Observou-se que não foi estabelecida associação entre o número de adoções e a renda. Em relação ao gênero dos adotantes, houve predominância do sexo feminino. O conhecimento destas características auxiliará na elaboração de ações educativas de guarda responsável, contribuindo para minimizar o número de animais que oferecem risco para a saúde pública e que precisam ser acolhidos pelos canis.

Biografia do Autor

G. B. ANTÔNIO, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Aluna do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia -UNESP/Botucatu.

S. D. BABBONI, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Pós-doutoranda na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu. Professora da Universidade Paulista - UNIP, Campus Dutra, São José dos Campos/SP.

C. O. A. JORGE, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Médica Veterinária, Residente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-UNESP/Botucatu pelo Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária – Área de Concentração: Saúde Animal Integrada à Saúde Pública. Subárea: Planejamento de Saúde Animal e Saúde Pública.

F. S. POSSEBON, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Doutorado em Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

C. R. PADOVANI, Instituto de Biociências - UNESP/Botucatu.

Professor Voluntário do Departamento de Bioestatística do Instituto de Biociências - UNESP/Botucatu.

C. VICTÓRIA, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Professor Assistente do Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

M. S. G. FRONTANA, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Médica Veterinária com Residência em Área Profissional da Saúde - Medicina Veterinária Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ-UNESP/Botucatu.

J. R. MODOLO, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Professor Titular do Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

Downloads

Publicado

23/12/2020

Edição

Seção

Preventive Veterinary Medicine/Medicina Veterinária Preventiva