CLÍNICA CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS - CONTROLE MICROBIOLÓGICO NA OBTENÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)

Autores

  • L. S. SFRIZO
  • J. M. PAZZINI Unilago – São José do Rio Preto/SP
  • M. G. P. A. FERREIRA Universidade Federal do Vale do São Francisco –Pernambuco
  • R. A. R. USCATEGUI Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Câmpus Unaí.
  • A. B. DE NARDI Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”/ Faculdade de Ciências Agrárias (Unesp/FCAV) – Câmpus Jaboticabal.
  • C. PIGATTO-DENARDI Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo, Campus Matão, Matão - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2020v36n3p211-215

Resumo

O plasma rico em plaquetas é um produto obtido por meio da centrifugação do sangue, e devido as suas propriedades de estimular a angiogênese, este é utilizado em cirurgias reconstrutivas a fim de evitar complicações pós-cirúrgicas. A coleta do sangue é feita de forma asséptica para obtenção do PRP, porém há possibilidade de contaminação bacteriana no momento da sua confecção podendo assim ocasionar complicações ao paciente. Objetivou-se ressaltar a importância do rigor no controle microbiológico do produto obtido, bem como avaliar a possibilidade de contaminação bacteriana no momento da confecção (PRP), antes do seu emprego no leito de enxertos cutâneos em coelhos. No presente estudo, apenas quatro amostras das sessenta confeccionadas apresentaram colônias bacterianas, indicando que o plasma rico em plaquetas obtido de maneira asséptica é propício e seguro em cirurgias reconstrutivas. Conclui-se que o rigor no controle microbiológico aliado a adequada desinfecção do centro cirúrgico e antissepsia do campo operatório, bem como o preparo asséptico do PRP, seu uso é indicado e seguro, não provocando riscos de contaminação da ferida cirúrgica.

Biografia do Autor

L. S. SFRIZO

Departamento de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais

J. M. PAZZINI, Unilago – São José do Rio Preto/SP

Departamento de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais

M. G. P. A. FERREIRA, Universidade Federal do Vale do São Francisco –Pernambuco

Departamento de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais

R. A. R. USCATEGUI, Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Câmpus Unaí.

Departamento De Clínica de Pequenos Animais

A. B. DE NARDI, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”/ Faculdade de Ciências Agrárias (Unesp/FCAV) – Câmpus Jaboticabal.

Departamento de Clínica e Cirurgia da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”/ Faculdade de Ciências Agrárias (Unesp/FCAV) – Câmpus Jaboticabal.

C. PIGATTO-DENARDI, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo, Campus Matão, Matão - São Paulo

Departamento de Biologia

Downloads

Publicado

26/09/2020

Edição

Seção

Small Animal Surgery/Cirurgia de Pequenos Animais