SCHWANNOMA MALIGNO EM FACE DE CÃO - RELATO DE CASO

Autores

  • M. L. TOURNIER Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE
  • T. A. CORREA Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE
  • B. W. MINTO Universidade Estadual Paulista – UNESP/FCAV
  • A. C. V. HESPANHA Universidade Estadual Paulista – UNESP/FCAV
  • M. H. D. DA SILVA Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS
  • G. M. DA SILVA Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2021v37n2p105-111

Resumo

O Schwannoma trata-se de um tipo de tumor maligno da bainha dos nervos periféricos (TMBNP) incomum em pequenos animais. Não há predileção por raça e são mais comumente diagnosticados em cães de meia idade a idosos, podendo acometer diferentes regiões do corpo, entretanto, há raros relatos de acometimento em face. O presente trabalho tem por objetivo relatar um caso de TMBNP em face de um cão, macho, SRD, de 14 anos. O paciente apresentava uma formação de aproximadamente 10 cm em região facial esquerda, acometendo maxila e arco zigomático, com comprometimento também de seu globo ocular. Considerou-se a remoção cirúrgica paliativa devido a extensão da formação e seu posterior diagnóstico se deu através do exame histopatológico. Após a evolução clínica desfavorável que o paciente apresentou após o procedimento cirúrgico e devido ao prognóstico desfavorável frente ao diagnóstico de TMBNP, optou-se então pela eutanásia do paciente.

Biografia do Autor

B. W. MINTO, Universidade Estadual Paulista – UNESP/FCAV

Professor adjunto da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV/Unesp - Jaboticabal e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária da FCAV - Jaboticabal - SP.

A. C. V. HESPANHA, Universidade Estadual Paulista – UNESP/FCAV

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária Unesp - FCAV/Jaboticabal - SP e pós-graduanda em neurologia veterinária pelo Instituto Bioethicus.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28/06/2021

Edição

Seção

Small Animal Surgery/Cirurgia de Pequenos Animais