ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE FATIADORES DE FRIOS COMO FERRAMENTA PARA CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE DE EQUIPAMENTOS PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS

Autores

  • F. P. S. TORRES Universidade Federal do Paraná
  • I. F. HARTMANN Universidade Federal do Paraná
  • R. CALEGARI-SANTOS Universidade Federal do Paraná
  • E. B. JAVOROUSKI Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara - PR
  • M. O. LOPES Universidade Federal do Paraná
  • J. A. GALVÃO Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2021v37n4p258-263

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a condição microbiológica de fatiadores de frios a fim de subsidiar ações educativas em boas práticas de higiene de equipamentos para manipuladores de alimentos. O estudo ocorreu nos setores de panificação de dois supermercados de Piraquara, Paraná, por meio da quantificação microbiológica de microrganismos aeróbios mesófilos (Contagem Padrão em Placas - CPP), coliformes totais e pesquisa de Listeria monocytogenes. Foram realizadas três coletas com intervalos de quinze dias e, antes da última, foi realizada uma ação educativa baseando-se na metodologia da problematização sobre higienização de equipamentos. Apesar de observada redução bacteriana, constatada por meio da CPP, os resultados mantiveram-seacima dos limites preconizados. Não houve detecção de coliformes totais e na pesquisa de Listeria monocytogenes. As análises microbiológicas foram importantes para a avaliação da higienização dos fatiadores, subsidiando práticas educativas eficazes na consolidação de aprendizado.

Biografia do Autor

F. P. S. TORRES, Universidade Federal do Paraná

Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2020. Atualmente é residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR.

I. F. HARTMANN, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2014-2020). Atualmente, é discente de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, da Universidade Federal do Paraná (2020-2022), com linha de pesquisa em Saúde Única - Ênfase em Microbiologia e Segurança dos Alimentos.

R. CALEGARI-SANTOS, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Farmacia Industrial e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente atua como farmacêutica na Farmácia Escola da Universidade Federal do Paraná e como docente no Departamento de Farmácia da mesma Universidade. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, na área magistral e na área de alimentos.

E. B. JAVOROUSKI, Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara - PR

Médica veterinária fiscal da vigilância sanitária de Piraquara, Paraná

M. O. LOPES, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1981) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é professor do magistério superior assistente da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância sanitária, catadores, saúde pública, saúde do trabalhador e reciclagem.

J. A. GALVÃO, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (2005), residência (2008), mestrado (2010) e doutorado (2013) em inspeção dos produtos de origem animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora do Departamento de Medicina Veterinária na UFPR, onde coordena o Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos - LACQSA e é editora da revista Archives of Veterinary Science. Tem experiência na área de inspeção e microbiologia dos produtos de origem animal, atuando principalmente na identificação de bactérias indicadoras de contaminação e bactérias patogênicas em alimentos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

22/12/2021

Edição

Seção

Microbiology/Microbiologia