VALORES DE REFERÊNCIA E INFLUÊNCIA DO FATOR ETÁRIO SOBRE OS PARÂMETROS BIOQUÍMICOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO HEPÁTICA DE BUBALINOS HÍGIDOS DA RAÇA MURRAH

Autores

  • V. GOMES Universidade Federal do Paraná
  • K. M. MADUREIRA Universidade São Paulo
  • M. G. BLAGITZ Universidade de São Paulo
  • J. N. GALDINO Médica Veterinária Autônoma
  • G. C. VANTIM Médica Veterinária Autônoma
  • F. J. BENESI Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2010v26n3p128-131

Resumo

Para o estabelecimento de valores bioquímicos de referência e verificação da influência do fator etário sobre os parâmetros bioquímicos para avaliação da função hepática de bubalinos hígidos da raça Murrah, utilizaram-se amostras de soro sangüíneo de 125 animais, distribuídos em 04 grupos experimentais, de acordo com a idade: 0 a 3 meses de idade (Grupo 1 – G1), 4 a 6 meses de idade (Grupo 2 – G2); 7 a 12 meses de idade (Grupo 3 – G3), e com idade superior a 01 ano (Grupo 4 – G4). Os constituintes bioquímicos estudados foram: enzimas gama glutamiltransferase (GGT) e aspartato aminotransferase (AST), além da verificação dos teores séricos da proteína total (PT), da albumina e das globulinas. As atividades das enzimas GGT e AST foram determinadas através da utilização de kits cinéticos ultravioletas e a leitura realizada em aparelho analisador bioquímico semi-automático. Os valores da PT e albumina foram determinados através da utilização de métodos colorimétricos e a leitura foi realizada em espectrofotômetro. O teor sérico das globulinas foi determinado pela subtração da albumina sobre os valores séricos de PT. A atividade da GGT foi de 35,9; 19,6; 25,1; e 33,3 UI/L, respectivamente, nos animais dos grupos 1, 2, 3 e 4, sendo significativamente maior nos G1 e G4. A atividade da AST menor nos primeiros meses de vida – G1 (92,3 UI/L), aumentando para 128, 177 e 143 UI/L nos animais dos grupos 2, 3 e 4, respectivamente. Os valores médios encontrados foram de 8,2; 7,0; 6,9; 7,7 g/dL de PT; 2,4; 2,2; 2,1; e 2,5 g/dL de albumina; e 5,8; 4,7; 4,7; e 5,1 g/dL de globulinas, respectivamente, nos animais dos grupos 1, 2, 3 e 4. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar a influência dos fatores etários nos parâmetros avaliados.

Biografia do Autor

V. GOMES, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Medicina Veterinária pela UNIP - SP. Residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais. Mestrado e Doutorado em clínica veterinária pela FMVZ/USP. Atualmente Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica FMVZ/USP.

K. M. MADUREIRA, Universidade São Paulo

Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Paulista (2001), doutoranda em clínica veterinária na Universidade de São Paulo.

M. G. BLAGITZ, Universidade de São Paulo

Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Metodista de São Paulo, doutoranda no Departamento de Clínica Médica na Universidade de São Paulo.

J. N. GALDINO, Médica Veterinária Autônoma

Graduação em Medicina Veterinária pela Anhanguera Educacional.

G. C. VANTIM, Médica Veterinária Autônoma

Graduação em Medicina Veterinária pela Anhanguera Educacional.

F. J. BENESI, Universidade de São Paulo

Médico Veterinário pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, graduado em 1975. Mestre em Patologia Clínica Veterinária, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1979. Doutor em Patologia Experimental e Comparada, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, em 1985. Pós-Doutorado na Tierärztliche Hochschule Hannover, TI-HO, Alemanha, em 1988. Professor Livre-Docente pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, em 1992. Professor Titular pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, em 2003.

Publicado

17/03/2011

Edição

Seção

Large Animal Clinic/Clínica Médica de Grandes Animais