PITIOSE CUTÂNEA CANINA – RELATO DE CASO

Autores

  • L. M. TORRES Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres; Universidade Federal de Campina Grande
  • A. K. F. P. DANTAS Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres; Universidade Federal de Campina Grande
  • J. K. C. SILVA Universidade Federal de Campina Grande
  • K. N. ARAÚJO Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres; Universidade Federal de Campina Grande
  • F. GARINO JUNIOR Universidade Federal de Campina Grande
  • R. S. MENDES Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2014v30n2p77-82

Resumo

A pitiose é uma enfermidade granulomatosa crônica, principalmente do tecido subcutâneo, causada pelo Oomiceto Pythium insidiosum que acomete humanos e animais. A espécie canina é a segunda dentre as espécies mais acometidas, sendo a manifestação clínica cutânea a forma menos comum. O sucesso da terapia é determinado pelo diagnóstico precoce da doença. A composição da parede celular torna os tradicionais fármacos antifúngicos ineficientes. Atualmente a imunoterapia se tornou uma alternativa terapêutica em potencial, entretanto, a excisão cirúrgica ainda é o principal meio de controle. Descreve-se um caso de pitiose em um cão da raça Pastor Alemão oriundo de área rural, enfocando características clínicas, aspectos histopatológicos e conduta terapêutica, onde pôde-se ressaltar que a pitiose cutânea trata-se de um importante diagnóstico diferencial dentre as dermatopatias piogranulomatosas que acomete cães, principalmente naqueles oriundos de zona rural onde possuem acesso a açudes ou áreas alagadas. De modo geral, o conhecimento do ciclo epidemiológico do P. insidiosum aliados a exames complementares como a histopatologia e imunohistoquímica, são ferramentas imprescindíveis em sua definição diagnóstica.

Biografia do Autor

L. M. TORRES, Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres; Universidade Federal de Campina Grande

Médico Veterinário, formado pela universidade Federal de Campina Grande e proprietário do Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres.

A. K. F. P. DANTAS, Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres; Universidade Federal de Campina Grande

Médica Veterinária, formado pela universidade Federal de Campina Grande. 

J. K. C. SILVA, Universidade Federal de Campina Grande

Médica Veterinária, formado pela universidade Federal de Campina Grande.

K. N. ARAÚJO, Centro Médico Veterinário Dr. Leonardo Torres; Universidade Federal de Campina Grande

Médica Veterinária, formado pela universidade Federal de Campina Grande.

F. GARINO JUNIOR, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto (1996) e Doutorado em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP (2004). Pós doutorando pela Universidade Federal de Campina Grande - Departamento de Patologia Veterinária - Campus Patos - Paraíba - Brasil. Tem experiência na área de Microbiologia Clínica, Microbiologia Veterinária e Microbiologia de Alimentos.

R. S. MENDES, Universidade Federal de Campina Grande

Medico Veterinário pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), graduado em 2009. Residência pelo Programa de Aperfeiçoamento em Medicina Veterinária, área de concentração Clínica Medica de Pequenos Animais pela UFCG. Pós-graduação em Clinica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais, pela Escola de Ensino de Qualificação Superior EQUALIS, Recife PE. Mestrado em Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande.Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica de Cães e Gatos, atuando principalmente nas seguintes áreas: eletrocardiografia, ecocardiografia, cardiologia clínica, doença de parasitárias em cães. Atualmente doutorando em Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

17/03/2015

Edição

Seção

Small Animal Clinic/Clínica Médica de Pequenos Animais