A INTERLEUCINA-10 E SEU PAPEL NOS CARCINOMAS MAMÁRIOS CANINOS

A interleucina-10 (IL-10) pode estar relacionada aos mecanismos de evasão tumoral, promovendo a progressão do tumor. O objetivo deste trabalho foi determinar a relação entre a secreção de IL-10, o tipo histológico tumoral e a intensidade da reação inflamatória no sítio tumoral, comparando a imunomarcação de IL-10, por imuno-histoquímica, entre os grupos de amostras de carcinomas mamários e de tecido mamário hígido em cadelas. No presente estudo foi verificado um aumento significativo no número de células imunomarcadas no grupo carcinoma e, também, uma associação entre a intensidade da inflamação, a secreção de IL-10. Com este estudo pode-se concluir que o aumento na secreção de IL-10 influenciado pelo carcinoma mamário pode criar um microambiente favorável para a progressão do tumor, possivelmente pela supressão de citocinas pró-inflamatórias e pela proliferação de subtipos de linfócitos com efeito imunossupressor, como os linfócitos T regulatórios.

E. GARRIDO, FCAV-UNESP

Professor de Patologia Veterinária, Toxicologia, Histologia e Patologia Clínica do IFNMG - Campus de Salinas. Doutorando do Departamento de Patologia Veterinária da FCAV-UNESP.

T. L. L. CASTANHEIRA, Faculdade Integrado

Professora de Patologia Veterinária da Faculdade Integrado de Campo Mourão-PR.

M. C. ROSOLEM, FCAV-UNESP

Doutoranda do Departamento de Patologia Veterinária da FCAV-UNESP.

R. O. VASCONCELOS, FCAV-UNESP

Docente do Departamento de Patologia Veterinária da FCAV-UNESP.

Pathology/Patologia