INTERCORRÊNCIA ENTRE TUBERCULOSE E LEUCOSE ENZOÓTICA EM REBANHO BOVINO LEITEIRO

• P. M. SOARES
  • N. G. BOMBONATO
  • A. M. C. LIMA

A Tuberculose (TB) e a Leucose Enzoótica dos Bovinos (LEB) são doenças infectocontagiosas, caracterizadas pela evolução crônica e pelos prejuízos gerados à pecuária bovina. Essas doenças comprometem o desempenho produtivo dos rebanhos, causando condenações de carcaças em frigoríficos e restringindo o comércio de animais, além do aumento dos custos com serviços veterinários. A TB, além da importância em saúde pública, causa reduções de até 25% na produtividade animal. O vírus da LEB está associado ao desencadeamento de bacterioses oportunistas. Admite-se, que o comprometimento da integridade do sistema imunitário orgânico pela ação imunodepressora do vírus, que penetra e incorpora-se no genoma linfócitário por tempo indeterminado aumenta a susceptibilidade do hospedeiro a outras infecções. Objetivou-se com este trabalho, avaliar a ocorrência da Tuberculose Bovina e Leucose Enzoótica dos Bovinos (LEB), em um rebanho bovino leiteiro. Foram examinados 316 bovinos de ambos os sexos, com idade entre 6 meses e 16 anos, pelo teste alérgico-cutâneo, o exame utilizado foi o Teste Cervical Comparativo (TCC). Para o diagnóstico da LEB, foram avaliados 85 animais, escolhidos aleatoriamente, empregou-se a técnica de Imunodifusão em Gel de Ágar (IDGA) segundo o protocolo do fabricante do antígeno TECPAR, por meio de um substrato de difusão gelatinoso, utilizando o antígeno glicoprotéico (gp 51), extraído do envelope do Vírus da Leucose Bovina. Foram reagentes no TCC 3,16% (10/316), e 5,06% (16/316) considerados inconclusivos. Já no IDGA foram diagnosticados 56,32% (48/85) bovinos positivos. Conclui-se que ambas as doenças estão presentes no rebanho, e que a alta porcentagem de positivos para Leucose, podem tornar os animais susceptíveis à Tuberculose, uma vez que a LEB leva o animal a um quadro de imunosupressão. PALAVRAS-CHAVE: MYCOBACTERIUM BOVIS. VÍRUS DA LEUCOSE BOVINA. TUBERCULINA. IMUNODIFUSÃO EM GEL DE ÁGAR AGRADECIMENTOS: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. ÁREA TEMÁTICA: Doenças Infecciosas