O ENSINO DE SAÚDE PÚBLICA NAS ESCOLAS DE MEDICINA VETERINÁRIA: AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COMO ESPELHO PARA AS PARTICULARES.

Autores

  • C. A. CRUZ FCAV Unesp Jaboticabal
  • E. M. N. PAULA
  • C. S. L. NOGUEIRA
  • M. B. DELAMONICA
  • R. B. MEIRELLES-BARTOLI
  • K. P. BURGER
  • L. A. MATHIAS

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2015v31n2p74

Resumo

A demanda por Médicos Veterinários envolvidos em saúde pública e na estratégia “Um mundo uma saúde” vem aumentando no Brasil e no mundo, surgindo a preocupação com a formação acadêmica nessa área. Uma vez que o número de instituições privadas de ensino superior em Medicina Veterinária aumenta a cada ano no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo verificar se a carga horária dedicada a essas de Saúde Pública disciplinas favorece o egresso para atuação na área, além de comparar estatisticamente a carga horária em saúde pública das matrizes curriculares de instituições de ensino superior (IESs) públicas e particulares da região sudeste do Brasil. Foi utilizada pesquisa documental tomando como fonte as matrizes curriculares utilizadas nos cursos de graduação em Medicina Veterinária das IESs. Para a análise estatística foi utilizado software R e foi feita análise de variância para verificar influências do Estado e do tipo de administração da carga horária. A partir da análise de 87 matrizes curriculares, nota-se que a média de carga horária dedicada à saúde pública é de apenas 239,54 horas contra 1.182, 76 horas para a clínica veterinária, por exemplo. Por meio da análise de variância entende-se que não há efeito de tratamento; portanto, não há efeito dos fatores nem há interação. Ao se analisar o resíduo não há normalidade a 5% (P < 0,05), mas há normalidade a 1% (P > 0,01). Portanto as matrizes não contemplam de forma adequada a área de atuação da Saúde Pública Veterinária, preconizando ainda a formação individual e curativa. Além disso observa-se que não há diferença entre as cargas horárias dedicadas à Saúde Pública em relação à categoria administrativa para nenhuma disciplina e nem para nenhum Estado, demonstrando-se que o ensino privado se espelha no ensino público, dedicando-se à área de Saúde Pública da mesma maneira. PALAVRAS-CHAVE: EGRESSO, FORMAÇÃO, MATRIZ CURRICULAR, SAÚDE PÚBLICA.

Biografia do Autor

C. A. CRUZ, FCAV Unesp Jaboticabal

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal - Medicina Veterinária Preventiva

Publicado

22/12/2015

Edição

Seção

II SIMPREV