RAIVA CANINA E FELINA - CASOS NOTIFICADOS NO BRASIL EM 2014

• C. S. L. NOGUEIRA
  • R. B. MEIRELLES-BARTOLI
  • A. A. B. CARVALHO

A raiva é uma antropozoonose letal cujo ciclo urbano é caracterizado pelo envolvimento de cães e gatos na sua transmissão e tem como principal medida de prevenção a vacinação. Ainda há relatos de novos casos da enfermidade configurando perigo para a saúde pública. O objetivo do trabalho foi determinar o número de casos de raiva canina e felina notificados no Brasil em 2014 e demonstrar que a vacinação de cães e gatos ainda é a melhor medida preventiva para a raiva urbana. Trata-se de um trabalho descritivo, utilizando dados do ano de 2014, obtidos por meio de um levantamento realizado no sistema de informação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. No Brasil, a região que apresenta o maior número de notificações é a Nordeste, em que ocorreram 12 casos em cães e cinco em gatos. Nos Estados do Maranhão e Sergipe a variante do vírus identificada foi a AgV2, relacionada ao cachorro-do-mato (Cerdocyon thous). A região Sudeste aparece em seguida com dois casos de raiva canina em que foi identificada a variante AgV3 compatível com morcego hematófago e um caso de raiva felina com variante viral compatível com o morcego não hematófago Nyctinomops sp , todos no Estado de São Paulo. Em Goiás, houve notificação de raiva canina, em que a variante viral foi a AgV3, relacionada ao morcego hematófago Desmodus rotundus. No Rio Grande do Sul, houve um caso de raiva felina, com a identificação da variante AgV4 compatível com morcego insetívoro. Assim, apesar da diminuição dos casos de raiva em cães e gatos, eles ainda ocorrem em diversos municípios brasileiros, o que coloca em risco a saúde da população, uma vez que a raiva é uma doença fatal. Sendo assim, a vacinação desses animais ainda é a principal medida preventiva para o controle da raiva urbana. PALAVRAS-CHAVE: CICLO URBANO. MORCEGO. VÍRUS. VARIANTE. ÁREA TEMÁTICA: Zoonoses

C. A. CRUZ, FCAV Unesp Jaboticabal

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal - Medicina Veterinária Preventiva