Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 
  • O trabalho está escrito de maneira que cumpra, rigidamente, as normas da revista.
  • O manuscrito para submissão está em formato WORD (doc ou docx).
  • Uma cópia do manuscrito em formato PDF foi anexado como documento suplementar com o título “manuscrito PDF”.
  • Estou ciente que no documento de submissão devem ser omitidas quaisquer informações que possam identificar os autores.
  • Estou ciente de que tenho que incluir todos os autores quando do preenchimento do “Passo 2: metadados da submissão”. 
  • Será obrigatório para tramitação do artigo na revista que os autores indiquem em documento do WORD, 4 revisores em potencial para o artigo, os mesmos devem ser doutores, conter sua filiação e email para contato. Este arquivo deverá ser transferido em "documentos complementares".
  • A declaração da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou similar foi anexada em “transferir documentos complementares”.
  • Estou ciente do constante no item “cuidados para Boas Práticas nas Publicações Científicas”.

Diretrizes para Autores

1. INSTRUÇÕES GERAIS A Revista Ars Veterinaria publica, em português e/ou inglês, artigos científicos originais e inéditos que contribuam para o desenvolvimento das Ciências Veterinárias e Zootécnicas. A publicação dos trabalhos depende da observância das normas editoriais, dos pareceres do corpo de assessores ad hoc e do Conselho Editorial, sendo as opiniões e os conceitos emitidos de inteira responsabilidade dos autores. O envio dos manuscritos deve ser feito exclusivamente pela home page da Ars Veterinaria de acordo com as instruções a seguir. 2. TAXAS • não existe taxa de submissão do artigo. • taxa de publicação, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais) por página diagramada • IMPORTANTE: O recibo do pagamento de qualquer uma das taxas deve ser digitalizado e anexado no sistema da revista na opção “transferir documento suplementar” O pagamento das taxas deverá ser realizado por meio de depósito bancário em nome da FUNEP - Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão, CNPJ: 50.511.286/0001-48, em um dos seguintes Bancos: Santander: banco 033, agência: 0023, conta corrente: 13.000738-3 Brasil: banco 001, agência: 6514-5, conta corrente:173-2 Bradesco: banco 237, agência: 7668, conta corrente: 92681 Itaú: banco 341, agência: 0232, conta corrente: 25377-3 3. TRADUÇÃO PARA LÍNGUA INGLESA Incentivamos que os autores submetam artigos na língua inglesa uma vez que esta ação facilita a divulgação internacional dos trabalhos publicados na Ars Veterinaria. Contudo, os subsídios até então disponibilizados para tal finalidade foram extintos, de modo que a partir deste ano, fica a total encargo dos autores. Caso seja do interesse dos autores, sugerimos solicitar um orçamento com a Alfa Traduções, empresa que nos apoiou até o momento. 4. AVALIAÇÃO No processo de publicação, os artigos técnico-científicos são avaliados por revisores ad hoc indicados pela Comissão Editorial da Ars Veterinaria, composto por especialistas com Doutorado nas diferentes áreas de interesse. O Editor-Chefe e os Editores de Seção, em casos especiais, têm autonomia para decidir sobre a publicação do artigo. 5. FORMATAÇÃO Abreviaturas, símbolos e unidades Abreviaturas, símbolos e unidades devem ser listados conforme indicado: • Usar 22%, e não 22 % (sem espaço entre o número e %); • Usar 12 kg, e não 12Kg (com espaço entre o número e kg, que deve vir em minúsculo); • Usar 36,22, e não 36.22 (usar vírgula, e não ponto); • Usar 42 mL, e não 42 ml (usar L maiúsculo, conforme padronização internacional); • Usar 25oC, e não 25 oC (sem espaço entre o número e oC); • Usar (P<0,05), e não (P < 0,05) (sem espaço antes e depois do <); • Usar 21,79 ± 17,58, e não 21,79±17,58 (com espaço antes e depois do ±); • Usar R2 = 0,95, e não R2=0,95 (com espaço antes e depois do =); • Usar asterisco nas tabelas apenas para probabilidade de P: (*P<0,05; **P<0,01; ***P<0,001); • Deve-se evitar o uso de abreviações não consagradas sem antes escrevê-las por extenso e abreviadas entre parêntesis. 5.1. Artigos Completos • Arquivos no formato "Word" e "PDF", contendo no máximo 25 páginas, numeradas em algarismos arábicos à direita do rodapé; Incluir numeração de linhas; • O arquivo no formato "PDF" deve ser anexado na página da Ars Veterinaria na opção "transferir documento suplementar"; • Margens: todas as margens devem ser de 2,5 cm e com alinhamento justificado; • Fonte: Times New Roman 12 com espaçamento duplo; • Tabelas e figuras: incluídas ao final do texto. É importante lembrar aos autores que, para assegurar a tramitação “cega”, ou seja, sem a possibilidade de identificação dos autores pelos assessores, no documento de submissão não deverá constar o nome e afiliação dos autores, assim como dados no MATERIAL E MÉTODOS que identifiquem a autoria do trabalho. Ao final da tramitação, após a aprovação final do manuscrito, a secretária da revista solicitará aos autores o envio dos arquivos editáveis para a diagramação da prova gráfica. 5.1.1. Estrutura do artigo • TÍTULO (em português e inglês): Deve ser preciso e informativo, com cabeçalho em letras maiúsculas, em negrito e centralizado; • AUTORES: Em letras maiúsculas, centralizadas e em negrito; Somente o último sobrenome por extenso, sendo as iniciais seguidas de ponto e espaço (Ex.: J. A. COSTA); Separar os nomes dos autores por vírgula; Numerar em sobrescrito de acordo com as afiliações • AFILIAÇÕES: Indicar apenas a instituição dos autores; Somente o autor para correspondência deve incluir o endereço completo e o endereço eletrônico; • Após o título, autores e afiliações, o artigo deverá ser dividido nas seções: RESUMO, ABSTRACT, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, AGRADECIMENTOS e REFERÊNCIAS; Títulos das seções em letras maiúsculas, com cabeçalho centralizado (exceto para RESUMO e ABSTRACT, que devem estar à esquerda) e em negrito; • Parágrafos iniciados a 1,0 cm da margem esquerda 5.1.1.1. RESUMO O texto, digitado em parágrafo único, deve conter no máximo 1.800 caracteres incluindo espaços. As informações do resumo devem ser precisas e informativas, devendo sumarizar objetivos, material e métodos, resultados e conclusões. Não deve conter introdução e referências. 5.1.1.2. ABSTRACT Deve aparecer obrigatoriamente na segunda página e ser redigido em inglês científico (quando o texto estiver em português), evitando-se traduções de aplicativos comerciais. 5.1.1.3. PALAVRAS-CHAVE E KEY-WORDS Apresentar até seis (6) palavras-chave e Key Words imediatamente após o RESUMO e ABSTRACT, respectivamente e em ordem alfabética. Evitar palavras já contidas no título do artigo. Digitá-las apenas com as primeiras letras maiúsculas e separadas por pontos. 5.1.1.4. INTRODUÇÃO Deve conter no máximo 2.500 caracteres, incluindo espaços. Trabalhos com introdução extensa serão devolvidos para adequação às normas. Deve-se evitar a citação de várias referências para o mesmo assunto. As citações de autores no texto (quando entre parêntesis) deverão ser em letras maiúsculas, seguidas do ano de publicação. Quando houver dois autores, usar ponto e vírgula para separá-los e, no caso de três ou mais autores, citar apenas o primeiro seguido de et al. Quando autores forem citados "fora de parêntesis", apenas a primeira letra de cada nome deve ser maiúscula. Na dúvida consulte artigos recentes publicados na Revista. 5.1.1.5. MATERIAL E MÉTODOS Descrição clara e com referência específica original para todos os procedimentos biológicos, analíticos e estatísticos. Todas as modificações de procedimentos devem ser explicadas. Caso se trate de trabalho experimental com animais, deve ser explicitada a aprovação da realização do experimento pela comissão de ética local ou semelhante, bem como incluir em "documentos suplementares" uma cópia digitalizada do protocolo. 5.1.1.6. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados podem ser combinados com a discussão. A discussão deve interpretar clara e concisamente os resultados e integrar resultados de literatura com os da pesquisa, para proporcionar ao leitor uma base ampla na qual possa aceitar ou rejeitar as hipóteses testadas. Evitar parágrafos soltos e citações pouco relacionadas ao assunto. 5.1.1.7. CONCLUSÕES Devem ser redigidas de forma clara, em parágrafo único e conter no máximo 1.000 caracteres incluindo os espaços. Não devem ser repetição de resultados, nem conter abreviações, acrônimos ou citações. Devem ser dirigidas aos leitores que não são necessariamente profissionais ligados à ciência animal. 5.1.1.8. AGRADECIMENTOS Após as Conclusões. 5.1.1.9. REFERÊNCIAS Baseiam-se na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023). Devem ser redigidas em página separada e ordenadas alfabeticamente pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es). Todos os autores devem ser citados. Indica(m)-se o(s) autor(es) com entrada pelo último sobrenome, seguido do(s) prenome(s) abreviado (s), exceto para nomes de origem espanhola, em que entram os dois últimos sobrenomes. Prestigie a comunidade científica nacional! É importante que os autores citem mais artigos disponíveis na literatura brasileira. 5.1.1.10. TABELAS E FIGURAS É imprescindível que todas as tabelas sejam digitadas segundo menu do Word "Inserir Tabela", em células distintas (não serão aceitas tabelas com valores separados pelo recurso ENTER ou coladas como figura). Tabelas e figuras enviadas fora de normas serão devolvidas para adequação. Devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos e apresentadas ao final do artigo. O título das tabelas e figuras deve ser curto e auto-informativo. Nas figuras, os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios). As curvas devem ser identificadas na própria figura, evitando o excesso de informações que comprometa o entendimento do gráfico. Usar linhas com, no mínimo, 3/4 ponto de espessura. No caso de gráfico de barras, usar diferentes efeitos de preenchimento (linhas horizontais, verticais, diagonais, pontinhos etc.). Evite os padrões de cinza, porque eles dificultam a visualização quando impressos. As figuras deverão ser exclusivamente monocromáticas. 5.2. Comunicações curtas Serão aceitas comunicações curtas, que tratem de relatos de casos clínicos, comunicações de pesquisa e notas prévias. Contemplam principalmente as áreas médicas, descrevendo relatos clínicos incomuns e de interesse científico. Nesse tipo de publicação serão aceitas, no máximo, duas ilustrações, incluindo tabelas e figuras de qualquer tipo. Essas publicações estão sujeitas às mesmas características de tramitação e avaliação dos artigos completos, respeitadas as suas peculiaridades. 5.3. Artigos de Revisão Artigos de revisão serão publicados a convite dos editores. 6. OUTROS ASPECTOS RELEVANTES PARA PUBLICAÇÃO 6.1. CONFLITOS DE INTERESSE Um potencial conflito de interesse existe quando o julgamento profissional referente a um interesse primário (como o bem-estar do paciente ou a própria validade de uma pesquisa) pode ser influenciado por um interesse secundário (como ganho financeiro, questões envolvendo patentes ou mesmo rivalidades pessoais, dentre outros), afetando mesmo que não intencionalmente, a interpretação dos resultados de pesquisa. Caso haja qualquer conflito de interesse, o mesmo deve ser listado ao final do manuscrito, antes das Referências Bibliográficas. 6.2. CUIDADOS NO USO DE ANIMAIS Todos os manuscritos submetidos à Ars Veterinaria, envolvendo experimentação animal, deverão estar acompanhados de declaração de aprovação da Comissão de ética no Uso de Animais (CEUA) (ou equivalente) para todos os procedimentos. Somente investigações que tenham seguido padrões elevados de tratamento humanitário e uso ético de animais, serão consideradas para publicação na revista Ars Veterinaria. A declaração deve aparecer como primeiro item do Material e Métodos. SE for o caso, o manuscrito deve incluir os procedimentos, tais como uso de anestésicos, analgésicos, tranquilizantes e outros cuidados tomados para minimizar dor e/ou desconforto durante os períodos peri-operatórios. Se a pesquisa exigir desconforto, dor e/ou outras condições estressantes ao animal, a necessidade dessas condições deve estar evidente nos artigos a serem publicados na Ars Veterinaria. 6.3. BOAS PRÁTICAS NAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS (Integridade das Publicações Científicas) Um grande número de Más Práticas em publicações científicas tem sido noticiado nos últimos anos. Problemas como o plágio, definições de autoria e fraudes, tem se tornado frequentes. Em vista disso, alertamos os autores para a necessidade de se manter informado sobre o tema “ética na pesquisa e publicações” para evitar comportamentos impróprios e questionáveis. Sugerimos aos autores a leitura das “diretrizes básicas para a integridade na atividade científica” descritas no site do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).

Animal Production (Monogastrics)/Produção Animal (Monogástricos)

I SIMPREV (Abstract)

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

A submissão de artigos está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores, até a data limite estabelecida: 02 de junho a 02 de agosto 2013.

· NORMAS GERAIS

Todos os itens destas normas serão rigorosamente considerados pela comissão científica para
aceite, avaliação e apresentação dos trabalhos que serão submetidos ao simpósio.

· NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS

1. Cada participante, com sua inscrição devidamente paga, terá direito ao envio de, no máximo, dois trabalhos.
2. Os anais serão publicados como suplemento especial da revista científica Ars Veterinaria, editada na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Jaboticabal, dependendo do número total de trabalhos aprovados pelo simpósio.
3. Os trabalhos poderão ser redigidos em português ou inglês apresentados na forma de RESUMO SIMPLES.
4. Deverão ser originais, oriundos de observações técnico-científicas, trabalhos de extensão (com detalhamento dos resultados obtidos), estudos prospectivos e retrospectivos e relatos de casos com valor para a comunidade científica nas diversas áreas temáticas classificadas. Não serão aceitas revisões de literatura.
5. Os trabalhos não podem ter sido apresentados em outros eventos ou terem sido submetidos a periódicos.
6. As áreas temáticas para submissão de trabalhos ao I Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Preventiva: “Novas Tecnologias e Novos Desafios” são:
6.1. Doenças Infecciosas
6.2. Doenças Parasitárias
6.3. Epidemiologia
6.4. Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal
6.5. Saúde Pública
6.6. Zoonoses
6.7. Vigilância Ambiental
6.8. Vigilância Sanitária
6.9. Planejamento em Saúde Animal e Saúde Pública Veterinária
7. Somente serão aceitos trabalhos relativos aos eixos especificados acima.
8. O texto deve ser digitado em documento Word (arquivo.doc), espaço 1,5, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12. (Deverão ser mantidas margens de 2,5cm à esquerda, direita, superior e inferior). Os parágrafos devem iniciar a 1,0 cm da
margem esquerda. O corpo do texto deve ter no máximo 300 palavras.
9. O título do trabalho deverá ser apresentado em português, em negrito, letras maiúsculas e centralizado. Após o título em português, deve ser informado o título em inglês, que deverá ser centralizado, entre parênteses, em letras maiúsculas e em itálico.
10. Será permitido um número máximo de seis autores. Devem-se utilizar letras maiúsculas, iniciando-se com as iniciais seguidas de ponto e espaço e, a seguir, o sobrenome (Ex.: J. A. COSTA).
11. Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizados e em negrito, devem vir logo abaixo do título do trabalho.
12. A titulação e a instituição dos autores devem vir no rodapé informando o endereço eletrônico somente do autor para correspondência, que deverá ser identificado, entre os autores, por um asterisco, após o número de identificação do autor.
13. As citações de autores no texto (quando entre parênteses) deverão ser em letras maiúsculas, seguidas do ano de publicação (Ex.: SMITH, 2000). Quando houver dois autores, usar “&” (Ex.: SMITH & JONES, 2000). No caso de três ou mais autores, citar apenas o primeiro, seguido de et al (SMITH et al., 2000). Quando autores forem citados "fora de parênteses", apenas a primeira letra de cada nome deve ser maiúscula Ex.: Smith & Jones, 2000.
14. Os trabalhos serão submetidos exclusivamente através da home page da Revista Ars Veterinaria (http://www.arsveterinaria.org.br) na sessão I Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Preventiva. Os trabalhos enviados estarão isentos da taxa de tramitação exigida pela revista.
15. Todos os trabalhos em desacordo com as normas supracitadas serão automaticamente devolvidos. Em caso de tempo hábil, poderá haver reapresentação para posterior encaminhamento para avaliação da comissão científica. Os resumos que estiverem em acordo com as normas serão enviados para a comissão cientifica do evento, composta por relatores nas diferentes especialidades do tema do simpósio.
16. Os trabalhos serão julgados por corpo de relatores convidado pela comissão científica do I Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Preventiva: “Novas Tecnologias e Novos Desafios”. O corpo de relatores pode aceitar ou recusar os trabalhos, não
cabendo revisões do trabalho ou do julgamento.
17. Os casos omissos a estas normas serão submetidos ao Comitê Científico e por ele decididos.
18. As dúvidas sobre quaisquer procedimentos referentes aos resumos encaminhados para este simpósio poderão ser sanadas pelo email: trabalhosimposioprev@gmail.com ou tel: (16) 8150-7911.

OBSERVAÇÕES:
· Após concluída a submissão do trabalho científico, não será possível a alteração de nenhuma informação. Portanto, atenção ao submeter seu trabalho!

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
1. Forma de apresentação: PÔSTER.
2. Estará sob responsabilidade dos apresentadores a elaboração dos pôsteres, sua fixação e seu recolhimento no dia da apresentação que estará disponível no site do evento.
3. O pôster deverá ser elaborado na forma de um painel, medindo 0,90m de largura por 1,00m de altura. Deverá conter, com as limitações de praxe, e de forma clara e sintética. Deverá conter, ainda, endereço para contato com os autores.
4. Após o aceite do(s) trabalho(s), ficará disponível, via página oficial do simpósio na internet, o dia e o horário de exposição do(s) mesmo(s).
5. Cada trabalho científico apresentado receberá um certificado, no qual constarão os nomes de todos os autores especificados no resumo; o preenchimento incorreto é de inteira responsabilidade dos autores, portanto não será fornecido novo certificado. Para o recebimento do certificado relativo ao trabalho será obrigatória a exposição do pôster pelo autor apresentador. NÃO SERÃO ENTREGUES CERTIFICADOS A TRABALHOS CUJO APRESENTADOR NÃO COMPARECEU AO EVENTO.

Renata Ferreira dos Santos
Comissão Científica
e-mail: renatafdsantos@hotmail.com
tel: (16)8150-7911

Prof. Dr. Estevam Guilherme Lux Hoppe
Diretor Científico
e- mail: e.hoppe@gmail.com
telefone: (16) 3209 2646 ramal (215)

Prof. Dra. Adolorata A. Bianco Carvalho
Coordenadora Geral
e-mail: adbianco@fcav.unesp.br
telefone: (16) 3209 2646 ramal (213)

Política de Privacidade

Os nomes e os endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.