ÍNDICE BIESPECTRAL EM CÃES ANESTESIADOS COM INFUSÕES CRESCENTES E DECRESCENTES DE PROPOFOL, ASSOCIADO OU NÃO AO ÓXIDO NITROSO.

Autores

  • C. T. D. NISHIMORI Faculdade
  • N. NUNES Faculdade
  • D. P. PAULA Faculdade
  • P. C. F. LOPES Faculdade
  • E. D. V. CONCEIÇÃO Faculdade
  • P. S. P. SANTOS Faculdade
  • V. F. BARBOSA Faculdade

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2007v23n1p08-18

Resumo

Avaliou-se o índice biespectral (BIS) em cães anestesiados com infusão contínua de propofol em doses crescentes ou decrescentes associados ou não ao óxido nitroso (N2O). Foram utilizados 32 cães adultos, distribuídos em quatro grupos de igual número denominados GPDO (grupo propofol decrescente + N2O), GPD (grupo propofol decrescente),GPCO
(grupo propofol crescente + N2O) e GPC (grupo propofol crescente). A anestesia geral foi induzida com propofol (10 mg/kg) e após intubados, os cães do GPDO receberam 70% de N2O e 30% de O2. Iniciou-se a infusão contínua de propofol a 0,8 mg/kg/min. Após 50 minutos, a dose foi reduzida para 0,6 mg/kg/min e, após 50 minutos, para 0,4mg/kg/min. O mesmo protocolo experimental foi adotado em GPD, substituindo-se apenas o fluxo diluente por 100%O2. Nos GPCO e GPC, iniciou-se a infusão de propofol a 0,4mg/kg/min, seguindo o mesmo protocolo, porém, de maneira inversa. O fluxo diluente no GPCO foi de 70% N2O e 30% O2, enquanto os animais do GPC receberam O2 a 100%. Avaliaram-se BIS, eletromiografia (EMG), qualidade de sinal (QS), a freqüência cardíaca (FC), pressão arterial média (PAM), saturação de oxihemoglobina (SpO2), índice cardíaco (IC) e temperatura corpórea (TC). Empregou-se a análise de variância de uma via seguida pelo teste de Tukey (p < 0,05) para detectar diferenças entre os grupos. Para comparação dos momentos ao longo do tempo utilizou-se a análise de variância de uma via para medições repetidas seguida pelo teste de Tukey (p < 0,05). Concluiu-se que a administração de propofol em doses crescentes ou decrescentes associados ou não ao óxido nitroso reduz o índice biespectral, além promover depressão cardiovascular, ambos de maneira dependente da dose.
PALAVRAS-CHAVE: Índice biespectral. Propofol.

Publicado

26/11/2008

Edição

Seção

Small Animal Clinic/Clínica Médica de Pequenos Animais