ANÁLISE DO NÚMERO DE CASOS NOTIFICADOS DE RAIVA EM GRANDES ANIMAIS EM 2014 NO BRASIL

E. M. N. PAULA, N. C. MARQUES, M. B. OLIVARI, B. F. IZOLA, J. H. B. TOSCANO, A. P. R. GRISÓLIO, R. B. MEIRELLES-BARTOLI, A. A. B. CARVALHO

Resumo


A raiva é uma zoonose causada por um vírus do gênero Lyssavirus. Para que ocorra a sua transmissão é preciso o contato físico direto de uma ferida ou das mucosas com a saliva do animal infectado, geralmente por mordedura, que é o principal veículo do vírus. É uma doença de grande importância para a Saúde Pública não só por se tratar de uma enfermidade letal mas também por trazer grandes prejuízos econômicos principalmente quando falamos em criações de grandes animais, prejuízos provocados pela morte de milhares de cabeças, além dos gastos indiretos que podem ocorrer com a vacinação dos animais.
Objetivou-se analisar o número de casos de raiva notificados em grandes animais (equinos, bovinos e outros animais de produção) em todo o Brasil no ano de 2014. Trata-se de um estudo descrito utilizando-se dados obtidos por meio de um levantamento realizado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde. Observaram-se 744 casos de raiva bovina, sendo: 28 casos na região norte, 86 no nordeste, destaque para a região sudeste com o maior número de casos (392), o sul teve 173 casos e a região centro-oeste com 65. Em relação à raiva equina, registraram-se 111 casos em todo o Brasil, divididos da seguinte maneira: norte (8), nordeste (7), sudeste (64), sul (19) e centro-oeste (13). Ainda ocorreu a notificação em outros animais de produção, totalizando 8 casos (nordeste (2), sudeste (5) e sul (1). A notificação de casos animais de raiva é de inquestionável importância, pois assim é possível estabelecer uma estratégia de controle e prevenção da doença de forma efetiva, evitando assim a doença no ser humano.

PALAVRAS-CHAVE: ZOONOSE. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. NOTIFICAÇÃO. Lyssavirus.

ÁREA TEMÁTICA: Zoonoses

Texto completo:

PDF - TRABALHO


DOI: http://dx.doi.org/10.15361/2175-0106.2015v31n2p07