IMPACTO ECONÔMICO AOS PECUARISTAS DECORRENTE DA DETECÇÃO DE CISTICERCOSE BOVINA EM UM ABATEDOURO-FRIGORÍFICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL

Autores

  • A. M. FAVARIN Médica Veterinária, Prefeitura Municipal de Lins
  • V. C. COMIN Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • B. M. S. SOUZA Professora Adjunta, Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • G. A. M. ROSSI Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2021v37n2p45-50

Resumo

A cisticercose bovina configura uma zoonose parasitária globalmente distribuída e que causa prejuízos econômicos à cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Também, o consumo de carnes contendo cisticercos viáveis veicula a teníase aos seres humanos, trazendo impactos à saúde pública. Assim, este estudo objetivou determinar a ocorrência da cisticercose em um frigorífico localizado no município de Promissão, Estado de São Paulo durante um período de três anos e estimar os impactos econômicos aos pecuaristas decorrentes da detecção de carcaças e vísceras infectadas. Para isso, foram utilizados dados de 668.601 animais abatidos e inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), sendo que 6.587 (0,98%) foram considerados positivos. A principal destinação das carcaças infectadas foi o tratamento pelo congelamento (69,56%), seguido pela remoção e liberação para consumo humano, condenação, cozimento e salga, respectivamente. Estimou-se um prejuízo de R$ 2.072.696,38 (US$901,172.33) aos produtores devido à detecção desses casos. Devem-se reforçar os cuidados sanitários junto às fazendas produtoras de bovinos, além de melhorar as políticas públicas sobre acesso a saneamento básico e educação sanitária da população, a fim de se controlar essa zoonose que persiste com grande relevância no país.

Biografia do Autor

G. A. M. ROSSI, Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos, São Paulo, Brasil

Microbiologia de alimentos, Inspeção Sanitária de POA Tecnologia de POA

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28/06/2021

Edição

Seção

Inspection and Technology of Foods of Animal Origin/Inspeção e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal