MESOTELIOMA PERITONEAL EPITELIOIDE PAPILAR MALIGNO EM BOVINO GIR – RELATO DE CASO

Autores

  • C. A. MARQUES UVV
  • M. C. FLECHER Universidade Vila Velha
  • O. L. FIDELIS JUNIOR Universidade Vila Velha
  • A. L. S. BINDACO Universidade Vila Velha
  • J. D. STEIN Universidade Vila Velha
  • T. G. ROCHA
  • A. P. L. OLIVEIRA Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2021v37n4p247-253

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de mesotelioma peritoneal epitelioide papilar em um bovino. Foi atendida uma vaca Gir, com dez anos de idade, apresentando taquicardia, taquipneia, 8% de desidratação, hipomotilidade ruminal, edema de barbela e aumento da circunferência abdominal bilateral ventral. Os achados de palpação consistiram na presença de múltiplos nódulos abdominais firmes, de tamanhos variados, localizados na parede abdominal e presença de grande quantidade de líquido intra-abdominal, confirmados pela ultrassonografia transretal. O líquido peritoneal coletado foi classificado como transudato modificado. Foi realizada laparotomia exploratória pelo flanco, identificando-se aproximadamente 150 litros de líquido peritoneal e múltiplos nódulos de coloração esbranquiçada, firmes, irregulares e difusos no peritônio e na superfície serosa de diferentes órgãos. O exame histopatológico dos fragmentos coletados por biopsia confirmou o diagnóstico de mesotelioma peritoneal classificado como sendo do tipo epitelioide papilar. A maioria dos casos de mesotelioma ocorre de forma incidiosa e sua manifestação clínica ocorre em quadros mais avançados, quando o prognóstico se torna desfavorável ao animal. A partir das condições encontradas no presente relato, foi indicada eutanásia do animal em razão do comprometimento do bem-estar.

Biografia do Autor

C. A. MARQUES, UVV

Programa de Residência em Medicina Veterinária; Departamento de Medicina Veterinária, Clínica e cirurgia de Animais de Grande Porte.

M. C. FLECHER, Universidade Vila Velha

Professora Titular na Universidade Vila Velha; Departamento de Medicina Veterinária, Patologia Veterinária.

O. L. FIDELIS JUNIOR, Universidade Vila Velha

Professor Titular na Universidade Vila Velha; Departamento de Medicina Veterinária, Clínica e cirurgia de Animais de Grande Porte.

A. L. S. BINDACO, Universidade Vila Velha

Programa de Residência em Medicina Veterinária; Departamento de Medicina Veterinária, Patologia clínica.

J. D. STEIN, Universidade Vila Velha

Programa de Residência em Medicina Veterinária; Departamento de Medicina Veterinária, Clínica e cirurgia de Animais de Grande Porte.

T. G. ROCHA

Professora Titular na Universidade Vila Velha; Departamento de Medicina Veterinária, Clínica e cirurgia de Animais de Grande Porte.

A. P. L. OLIVEIRA, Universidade Vila Velha

Professor Titular na Universidade Vila Velha; Departamento de Medicina Veterinária, Clínica e cirurgia de Animais de Grande Porte.

Downloads

Publicado

22/12/2021

Edição

Seção

Large Animal Surgery (Case Report)/Cirurgia de Grandes Animais (Relato de Caso)