AGLUTININAS ANTI-Leptospira spp EM SUÍNOS ABATIDOS EM MATADOURO-FRIGORÍFICO

• E. B. XAVIER Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.
  • I. R. H. GATTO Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.
  • R. F. SANTOS Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.
  • D. A. PEREIRA Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.
  • K. A. NASCIMENTO Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.
  • T. N. M. RAMOS Unesp- Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba.
  • L. A. MATHIAS Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.
  • L. G. OLIVEIRA Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.

A leptospirose assume grande importância econômica em criações de suínos, devido às grandes perdas e aos transtornos reprodutivos ocasionados pela doença. As sorovariedades mais envolvidas na infecção dos suínos são: Pomona, Icterohaemorrhagiae, Canicola, Gryppotyphosa, Bratislava e Copenhageni.. Assim, pretendeu-se com o presente trabalho determinar a frequência das sorovariedades presentes e a distribuição espacial da Leptospira spp. em suínos em determinadas mesorregiões de alguns estados brasileiros. Foram colhidas 549 amostras de sangue de suínos em matadouros-frigoríficos das mesorregiões: Norte Pioneiro Paranaense (PR), Centro-Sul Paranaense (PR), Oeste Catarinense (SC) – microrregiões Chapecó, Joaçaba e Concórdia –, Sudoeste de Mato Grosso do Sul (MS), Ribeirão Preto (SP), Sul Goiano (GO). As amostras de soro sanguíneo foram submetidas ao teste de soroaglutinação microscópica (SAM), para o diagnóstico da leptospirose, utilizando 24 sorovares de leptospiras (patogênicas e saprófitas). Foram observados 217 (39,5%) suínos sororreagentes a pelo menos uma das 24 sorovariedades testadas, com título igual ou superior a 100. Os sorovares predominantes foram Icterohaemorrhagiae nos estados de Goiás (44,8% - Sul ), Mato Grosso do Sul (18,5% - Sudoeste) e Paraná (10,1% -Norte Pioneiro e 55,2%-Centro Sul). Em Santa Catarina houve predominância de Icterohaemorrhagiae (40,5% - Chapecó; 18,2% - Joaçaba) e Cynopteri (20%- Joaçaba e 11,9% - Concórdia), e em São Paulo, de Cynopteri (34,5%- Ribeirão Preto). Os títulos de anticorpos variaram de 100 a 400. Por apresentarem títulos, pode-se inferir que em algum momento da criação esses animais entraram em contato com uma fonte de infecção ou meio de transmissão. Além disso, pode-se associar o resultado encontrado ao grau de tecnificação da granja, ao manejo e ao ambiente, sendo de suma importância medidas de biosseguridade do plantel. Deve-se atentar, também, ao risco que esses animais proporcionam aos magarefes e tratadores, por se tratar de uma zoonose de grande impacto na saúde pública. PALAVRAS-CHAVE: LEPTOPIROSE. SOROAGLUTINAÇÃO MICROSCÓPICA. SUINOCULTURA. ÁREA TEMÁTICA: Doenças infecciosas.

E. B. XAVIER, Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária/Doenças de Suínos.

I. R. H. GATTO, Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal/Viroses.

R. F. SANTOS, Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal/Bacterioses.

D. A. PEREIRA, Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária/Doenças de Suínos.

K. A. NASCIMENTO, Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária/Doenças de Suínos.

T. N. M. RAMOS, Unesp- Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba.

Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal/Enfermidades Infecciosas dos Animais.

L. A. MATHIAS, Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.

L. G. OLIVEIRA, Unesp- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal.

01/12/2015