PERFIL DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA IV GERES - PERNAMBUCO

Autores

  • L. S. BARBIERI UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • D. F. BRANDESPIM Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • E. N. L. SOARES Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2018v34n3p129-134

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil de formação e atuação dos profissionais que coordenam a área de Vigilância em Saúde (ambiental, epidemiológica e sanitária), da IV Gerência Regional de Saúde (IV GERES) do Estado de Pernambuco. Foi realizado um estudo observacional descritivo quantitativo, com uso do método de pesquisa de survey transversal (cross-sectional). Os dados foram obtidos por questionários semiestruturados, aplicados aos profissionais que coordenam a área de Vigilância em Saúde, nos 32 municípios que compõem a IV GERES do Estado de Pernambuco. Após a coleta dos dados, os mesmos foram armazenados em planilhas dos programas Excel® e Numbers®, calculando-se as frequências relativas e absolutas e agrupados de acordo a variáveis relacionadas à formação profissional, vínculo de trabalho, realização de capacitações e pesquisas online. Os resultados do estudo evidenciaram que a 13,6% dos coordenadores não possui graduação e dos que possuem, 89,4% são formados em cursos de ciências biológicas e da saúde, sendo 31,6% destes, graduados em medicina veterinária. A maioria (68,2%) dos coordenadores são contratados, 31,8% tem duplo vínculo empregatício em outros municípios, 81,8% participaram de capacitações e 86,3% realizam pesquisas online. Com os dados obtidos no estudo verificou-se falhas no tocante à formação do coordenador da área de Vigilância em Saúde, assim, como a precariedade do vínculo profissional com o serviço de saúde, além da atuação de uma parcela pequena de médicos veterinários no cargo, o que prejudica as ações de Vigilância em Saúde, principalmente aquelas específicas e exclusivas do profissional, como por exemplo, o controle de zoonoses e a inspeção dos alimentos de origem animal, áreas tão importantes para a promoção da saúde humana e dos usuários do SUS.

Biografia do Autor

L. S. BARBIERI, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestranda em Ciência Animal Tropical na mesma instituição. Membra da Comissão de Ética e Bem-estar animal do CRMV-PE.

D. F. BRANDESPIM, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), especializaçao em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) (1995), mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Jaboticabal (1998) e doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Jaboticabal (2003). Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva/Epidemiologia/Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia e planejamento em saúde animal, saúde coletiva, saúde pública veterinária e vigilância em saúde. Atuou como coordenador do grupo de Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE) - 2013/2015, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Garanhuns - PE. Atua como tutor no grupo de medicina veterinária participante do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-SAÚDE/GRADUASUS) - 2016/2018, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Moreno/PE.

E. N. L. SOARES, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Biomedicina e Especialização em Saúde Pública pela Faculdade ASCES, possui Especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CpqAM- FIOCRUZ). É mestre em Ciência Animal Tropical pela UFRPE e atualmente é Doutorando pelo mesmo programa e universidade, foi egresso do EPISUS Fundamental (Ministério da Saúde MS/SVS), Centers for Disease Control and Prevention (CDC)/ Training Programs in Epidemiology and Public Health Intervention Network (TEPHINET), é Gerente de Vigilância em Saúde da IV Gerência Regional de Saúde (GERES) do Estado de Pernambuco, desde 2011 e possui experiência na área de vigilância ambiental no controle de doenças negligenciadas como: Dengue, Zika vírus, Chikungunha, Leishmaniose, Esquistossomose, Tuberculose e Hanseníase. Na vigilância epidemiológica possui experiências no controle de surtos transmitidos por alimentos, bloqueio de agravos de notificação obrigatória, análise de indicadores em saúde para tomada de decisão no controle dos agravos e no laboratório de saúde pública tem experiência no diagnóstico de esquistossomose, Leishmaniose Visceral Humana e Leishmaniose Tegumentar Americana, bem como identificação entomológica de larvas do Aedes aegypti Aedes, Albopictus e Culex.

Downloads

Publicado

18/12/2018

Edição

Seção

Preventive Veterinary Medicine/Medicina Veterinária Preventiva