PERCEPÇÃO A RESPEITO DO CONSUMO DE MEL NO ESTADO DE RORAIMA

Autores

  • M. I. A. FERREIRA Universidade Federal de Roraima
  • H. P. G. SIQUEIRA Universidade Federal de Roraima; Centro de Ciências Agrárias; Departamento de Medicina Veterinária; Boa Vista; Roraima; Brasil.
  • L. C. CIPRIANO Universidade Federal Fluminense; Faculdade de Veterinária; Departamento de Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal; Niterói; Rio de Janeiro; Brasil.
  • C. T. MESSIAS Universidade Federal do Acre, Centro de ciências biológicas e da natureza; curso de medicina veterinária; Rio Branco; Acre; Brasil.
  • A. B. SIQUEIRA Universidade Federal de Roraima; Centro de Ciências Agrárias; Departamento de Medicina Veterinária; Boa Vista; Roraima; Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2022v38n2p49-56

Resumo

Existem poucos estudos na região norte do Brasil a respeito do consumo de mel. Portanto nesta pesquisa objetivou-se avaliar a percepção da população quanto ao consumo de mel no Estado de Roraima.  Foi elaborado e aplicado no ano de 2021, um questionário via online pelo site Survio, contendo 340 respondentes no total. Em relação ao perfil socioeducacional dos entrevistados, 43% (145/340) pertenciam à faixa etária de 21 - 30 anos, 65% (221/340) eram do sexo feminino e o ensino superior incompleto foi o nível de escolaridade com maior percentual de respondentes 39,4% (134/340). Quanto ao consumo constatou- se que 45% (153/340) dos entrevistados raramente consomem mel e quando questionado sobre os motivos que os levariam a deixar de consumir mel, o preço 35% (110/316) seguido de saúde 34% (107/316) foram os motivos com maiores números de respondentes. Para 77% (273/340) dos entrevistados o mel possui função de alimento. Com relação à propaganda, 75% (255/340) informaram que nunca viram propaganda de incentivo ao consumo de mel. A pesquisa demonstrou que o consumo de mel no Estado de Roraima apresenta baixa frequência, quando comparado com outros estados do país, como da região sul. Há a necessidade de incrementar melhorias nas ações de incentivo ao marketing, influenciando no aumento do consumo do mel, pois trata se de um importante produto de origem animal que deveria estar mais presente na mesa do consumidor, sempre considerando produtos de qualidade comprovada por meio dos serviços de inspeção, reduzindo riscos à saúde do consumidor.

Biografia do Autor

M. I. A. FERREIRA, Universidade Federal de Roraima

Mylenna Iviná Almeida Ferreira formada em Medicina Veterinária no ano de 2021 pela Universidade Federal de Roraima

H. P. G. SIQUEIRA, Universidade Federal de Roraima; Centro de Ciências Agrárias; Departamento de Medicina Veterinária; Boa Vista; Roraima; Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e mestrado em Medicina Veterinária (Medicina Veterinária Preventiva) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015).Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (FCAV-Unesp/Jaboticabal) Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Microbiologia, Doenças Infecciosas, Virologia, Epidemiologia, Saúde Pública, Parasitologia, Imunologia e Patologia Clínica.

L. C. CIPRIANO, Universidade Federal Fluminense; Faculdade de Veterinária; Departamento de Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal; Niterói; Rio de Janeiro; Brasil.

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Roraima - UFRR e atualmente é aluno do mestrado do programa de pós graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Universidade Federal Fluminense - UFF

C. T. MESSIAS, Universidade Federal do Acre, Centro de ciências biológicas e da natureza; curso de medicina veterinária; Rio Branco; Acre; Brasil.

Médico Veterinário formado pela Fundação de Ensino Octávio Bastos - UNIFEOB (2004). Especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2009), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2012), Mestre pela Universidade de Viçosa - UFV (2013) e Doutor em Medicina Veterinária, pelo Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental - PPGESPA – UFAC (2020). Atuou prestando serviço ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na área de inspeção de produtos de origem animal (2004 - 2014). Atualmente é Docente da Universidade Federal do Acre - UFAC, atuando no curso de graduação em Medicina Veterinária, nas áreas de Inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública.

A. B. SIQUEIRA, Universidade Federal de Roraima; Centro de Ciências Agrárias; Departamento de Medicina Veterinária; Boa Vista; Roraima; Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Desde de 2016 é professor assistente a da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos, conservação, pescado, saúde pública e carcaça. Coordenador do Curso de Medicina Veterinária do ano de 2017 a 2021.

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Publicado

28/06/2022

Como Citar

FERREIRA, M. I. A., SIQUEIRA, H. P. G., CIPRIANO, L. C., MESSIAS, C. T., & SIQUEIRA, A. B. (2022). PERCEPÇÃO A RESPEITO DO CONSUMO DE MEL NO ESTADO DE RORAIMA. Ars Veterinaria, 38(2), 49–56. https://doi.org/10.15361/2175-0106.2022v38n2p49-56

Edição

Seção

Inspection and Technology of Foods of Animal Origin/Inspeção e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal