MANEJO ALIMENTAR PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO EM CAVALOS DE HIPISMO COM SÍNDROME CÓLICA E ENCAMINHADOS PARA A LAPAROTOMIA

Autores

  • C. C. C. OLIVEIRA Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP)
  • L. DONEGÁ Clube Hípico de Santo Amaro/SP
  • M. J. T. RIBEIRO Clube Hípico de Santo Amaro/SP
  • A. L. M. YAMADA Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP)

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2025v41n1p01-09

Resumo

Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo para analisar o manejo alimentar pré e pós-operatório, protocolo terapêutico e intercorrências apresentadas durante o período de internação de quatro cavalos de hipismo com síndrome cólica e encaminhados para a laparotomia. Enquanto um dos cavalos teve encarceramento nefroesplênico, os outros três tiveram compactações, refletindo na relevância da alimentação como fator de risco para as cólicas. O consumo da semente de linhaça parece não ter tido impacto significativo para a prevenção de cólicas por compactação nesses animais. Ainda, sugere-se haver uma estreita relação entre melhor evolução clínica pós-operatória e: (1) maior variabilidade de concentrados e volumosos pré-operatório, (2) ausência de intercorrências pós-operatórias, (3) menor uso de medicações no período de recuperação e (4) maior frequência diária na oferta de alimento pós- operatório. O manejo alimentar pós-operatório instituído para todos os equinos, apesar de diferentes entre si, foi igualmente progressivo em quantidade durante o período de recuperação, refletindo na importância do uso de estratégias individualizadas, uma vez que todos os cavalos evoluíram satisfatoriamente, ainda que em tempos diferentes. Conclui-se que adotar um bom sistema de manejo alimentar para cavalos de hipismo é tão importante na prevenção de cólicas, quanto no período de recuperação.

Biografia do Autor

C. C. C. OLIVEIRA, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP)

Graduando em Medicina Veterinária pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em São Paulo. Aluno de Iniciação Científica na mesma instituição.

L. DONEGÁ, Clube Hípico de Santo Amaro/SP

Nascida e criada em Londrina no Paraná, cursou Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 2013 musou-se para São Paulo para fazer parte do programa de residência do Jockey Clube. Em agosto de 2014 foi contratada pelo Dr. Thomas Wolff para trabalhar com animais de hipismo. Atualmente, é responsavel técnica do Clube Hípico de Santo Amaro, além de veterinária clínica no clube e em outras propriedades.

M. J. T. RIBEIRO, Clube Hípico de Santo Amaro/SP

Nascida e criada no interior de SP, cursou a Universidade Paulista. Em 2020 mudou-se para São Paulo para fazer parte do programa de residência do Jockey Clube. Em seguida, foi contratada para trabalhar em equipe com cavalos de hipismo, Pós-graduada em Ortopedia Equina (IBVET 2023), atualmente faz parte da equipe técnica do Clube Hípico de Santo Amaro, além de veterinária clínica no clube e em outras propriedades.

A. L. M. YAMADA, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP)

Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Botucatu. Participou do Programa de Residência Médico Veterinária (R1 e R2) na Área de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista, Botucatu, nos anos de 2007 a 2009. É Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Biotecnologia Animal pela FMVZ-UNESP, Botucatu. Foi Professora Bolsista e Professora Substituta em 2011/2012 na Área de Técnica Cirúrgica e de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista, Botucatu. Foi responsável técnica pelo Laboratório de Terapia Celular do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (FMVZ-UNESP) entre os anos de 2011 e 2014, e possui aprimoramento em artroscopia e clínica cirúrgica de equinos. Sua área de pesquisa é ortopedia equina e medicina regenerativa, realizando diversos estudos e pesquisas no diagnóstico e tratamentos das doenças articulares, além de utilização de células-tronco mesenquimais e plasma rico em plaquetas nas lesões musculoesqueléticas dos equinos. É participante e colaboradora em inúmeros projetos de pesquisa, apresentando trabalhos publicados e premiados. Concluiu dois Pós-Doutorados na Faculdade de Medicina Veterinária da USP e foi Professora Colaboradora das Disciplinas de Técnica Cirúrgica, Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e Anatomia Clínico-Cirúrgica da FMVZ USP. Hoje é Pesquisadora Colaboradora da FMVZ-USP, e Docente das Faculdades FMU, UNIP e Anclivepa-SP

Downloads

Publicado

30/03/2025

Como Citar

OLIVEIRA, C. C. C., DONEGÁ, L., RIBEIRO, M. J. T., & YAMADA, A. L. M. (2025). MANEJO ALIMENTAR PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO EM CAVALOS DE HIPISMO COM SÍNDROME CÓLICA E ENCAMINHADOS PARA A LAPAROTOMIA . Ars Veterinaria, 41(1), 01–09. https://doi.org/10.15361/2175-0106.2025v41n1p01-09

Edição

Seção

Large Animal Surgery/Cirurgia de Grandes Animais