ASPECTOS QUÍMICOS DO GÊNERO LOTUS L. COM ÊNFASE EM METABÓLITOS SECUNDÁRIOS

Autores

  • G. V. MORO UPF
  • S. M. SCHEFFER-BASSO UPF
  • A. L. ABDALLA CENA, USP
  • F. H. REGINATTO UFSC
  • M. R. S. R. PEÇANHA CENA, UPS
  • G. M. COSTA UFSC

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2010v26n2p113-119

Resumo

RESUMOObjetivou-se caracterizar Lotus corniculatus (cvs. São Gabriel e ARS 2620), L. uliginosus (cv. Maku) e L. subbiflorus (cv. El Rincón) quanto ao perfil fitoquímico, mediante a determinação dos teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente ácido (FDA) e neutro (FDN), fenóis totais (FT), taninos totais (TT), taninos condensados (TC) e bioensaio. Na cv. São Gabriel foi, também, verificada a presença de flavonóides. As espécies foram cultivadas em vasos com substrato fértil e colhidas aos 258 dias de idade. Foram identificados flavonóides do tipo rutina e vitexina na cv. São Gabriel. Os teores de PB e FDN não variaram entre as espécies, e foram de 13,2 a 17,6% para PB e de 53,5 e 65,1% para FDN. Os teores de FDA variaram entre as espécies, com 34,7% (S. Gabriel), 31,4% (ARS 2620), 43,2% (Maku) e 41,7% (El Rincón). Os teores de TC e FT foram respectivamente: cv. São Gabriel: 1,99 e 2,88 g/kg; ARS 2620: 0,05 e 1,70 kg/kg; Maku: 0,34 e 2,50 g/kg; El Rincón: 1,67 e 1,27 g/kg. Na presença de polietilenoglicol (PEG) ocorreu maior produção de gás. O baixo teor de taninos indica a necessidade de investigação para verificar a interação genótipo x ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Fenóis. Flavonóides. Lotus corniculatus. L. subbiflorus. L. uliginosus. Taninos.

Biografia do Autor

G. V. MORO, UPF

Formação:Ciências Biológicas Bacharelado - Universidade de Passo Fundodepartamento de atuação: Universidade de Passo Fundo/RSárea de atuação: Morfologia Vegetal

S. M. SCHEFFER-BASSO, UPF

Eng.Agr. Dra. Em Zootecnia (UFGRS). Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisadora e orientadora no programa de pós graduação em Agronomia (Mestrado e Doutorado) da UPF. Bolsista produtividade CNPq.

A. L. ABDALLA, CENA, USP

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é coordenador de projeto de pesquisa da Agência Internacional de Energia Atômica, professor associado da Universidade de São Paulo, pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em avaliação de alimentos para animais, atualmente visando estratégias para mitigação de metano entérico em ruminantes.

F. H. REGINATTO, UFSC

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). No ano de 2005 realizou seu estágio de Pós-doutorado no Laboratório de Virologia Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina. Até o ano de 2007 foi Professor Adjunto no Curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo. Atualmente é Professor Adjunto I no Departamento de Ciências Farmacêuticas/UFSC e professor do Programa de Pós-graduação em Farmácia na mesma Universidade. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: busca substâncias bioativas a partir de espécies vegetais com potencial atividade antibacteriana, antiviral, antioxidante e no SNC; desenvolvimento e validação de metodologias analíticas, com ênfase em cromatografia líquida; saponinas; polifenóis.

M. R. S. R. PEÇANHA, CENA, UPS

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 2Apossui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1981) . Atualmente é Especialista em Laboratório II B da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia.

G. M. COSTA, UFSC

Egresso do curso de farmárica pela Universidade de Passo Fundo. Aluno do curso de pós graduação em farmácia pela UFSC.

Publicado

16/09/2010

Edição

Seção

Animal Production (Ruminants)/Produção Animal (Ruminantes)