PERFIL DO CONSUMIDOR DE OVOS E CARNE DE FRANGO DO MUNICÍPIO DE JANAÚBA-MG
DOI:
https://doi.org/10.15361/2175-0106.2016v32n1p%25pAbstract
Neste estudo foi caracterizado o perfil do consumidor do município de Janaúba-MG, em relação ao consumo de ovos e carne de frango. Foram aplicados 155 questionários, utilizando-se o método “survey”, estruturados em perguntas discursivas e de múltipla escolha e direcionados as pessoas escolhidas aleatoriamente. Constatou-se que a preferência por ovos brancos foi mais elevada (46,45%) comparada aos vermelhos (34,19%), em virtude da aparência (40,65%). Alguns consumidores acreditam que o ovo, dependendo da cor da sua casca, não apresenta equivalência nutricional (23,23%) e a maioria (45,81%) afirma que a qualidade externa é o fator que mais influencia no ato da compra. No entanto, o consumo semanal pela maior parte dos entrevistados é baixo, não ultrapassando duas vezes por semana (47,74%). Com relação à carne de frango, a maioria consome (72,99%), e o frango caipira é o preferido pelos consumidores (50,32%). Entretanto, o consumo da carne ocorre, no máximo, duas vezes por semana (56,57%). 27,1% dos entrevistados afirmaram não consumir carne de frango; destes 3,87% acreditam que a mesma possui antibiótico e 8,39%, hormônios. Do total de entrevistados, 78,06% já ouviram falar em bem-estar animal. Destes, 83,23% aceitariam pagar mais caro por um produto obtido de aves criadas em sistemas que seguem os padrões de bem-estar. 73,13% dos entrevistados aceitariam pagar mais por um ovo enriquecido nutricionalmente. Mediante o exposto, observa-se que o baixo consumo tanto da carne quanto do ovo está associado a falsas informações divulgadas relativas à alimentação das aves e ao sistema de produção. Portanto, se fazem necessários maiores esclarecimentos sobre as questões levantadas, o que pode refletir em aumento no consumo tanto dos ovos quanto da carne de frango.Downloads
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Published
31/01/2017
Issue
Section
Animal Production (Monogastrics)/Produção Animal (Monogástricos)-2
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