O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIANO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15361/2175-0106.2018v34n1p29-38Abstract
A Medicina Veterinária de pequenos animais (pets) emprega contingente significativo de profissionais. Além das competências e proficiências tradicionais da Medicina Veterinária, se faz necessário o aprendizado de como gerir as carreiras e as empresas relacionadas à profissão. Os objetivos deste artigo são: analisar o modelo americano de implantação das SKAs (Skills, Knowledge, Aptitudes and Attitudes – Habilidades, Conhecimento, Aptidões e Atitudes) nos cursos de Medicina Veterinária; analisar o ensino da Administração nos cursos superiores de Medicina Veterinária no Brasil e propor medidas para eventual melhoria curricular. O estudo baseou-se em questionários enviados aos coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária do estado de São Paulo, aos profissionais Médicos Veterinários atuantes no setor de pequenos animais e na análise das grades curriculares desses cursos. Apesar de a maioria dos coordenadores (56%) afirmarem que o ensino da Administração é generalista, para 88% dos profissionais, as disciplinas eram voltadas ao agronegócio. Cerca de 68% dos coordenadores classificaram a Administração como área do conhecimento de grande importância para o graduado. Cerca de 97% dos profissionais tiveram alguma dificuldade administrativa nas suas carreiras ou negócios. Apesar do ensino estar de acordo com as diretrizes legais brasileiras, para a maioria dos profissionais (66%) o ensino de Administração foi insatisfatório. A academia deveria incluir, o quanto antes, disciplinas relacionadas à Administração para o segmento pet, buscando contribuir para melhorar o desempenho econômico e financeiro dos profissionais.Downloads
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Published
08/06/2018
Issue
Section
Small Animal Clinic/Clínica Médica de Pequenos Animais
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