USO DA TERMOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA POWER DOPPLER PARA AVALIAÇÃO DA RESPOSTA TECIDUAL EM FALHAS ÓSSEAS PREENCHIDAS COM BIOMATERIAL EM OVINOS

Autores

  • D. C. B. SILVA FMVZ USP
  • N. F. PARETSIS FMVZ USP
  • G. M. MARCONDES FMVZ USP
  • A. L. V. ZOPPA FMVZ USP

DOI:

https://doi.org/10.15361/arsveterinaria.v39i2.1496

Resumo

Biomateriais tem diversas indicações como auxiliares no processo de reparação óssea, além de terem função de substituto ósseo em perdas extensas. Diversas são as vantagens de sua utilização, como por exemplo, auxílio na osteocondutividade, estímulo de neovascularização, potencial antimicrobiano, entre outros. Falhas ósseas foram realizadas nas tíbias de seis ovinos da raça Santa Inês e preenchidas com biomaterial à base de quitosana, colágeno e hidroxiapatita. Um membro foi considerado controle e outro membro tratado segundo estudo randomizado. Foram realizadas avaliações termográficas e por ultrassonografia Power Doppler em todos os animais do estudo, semanalmente, nos dias D0, D7, D14, D21, D28, D35, D42 e D56. Não houve diferenças significativas com relação à temperatura mínima, máxima e média entre os grupos com biomaterial e controle nas imagens termográficas. Houveram variações com relação ao tempo dentro de ambos os grupos. Com relação à presença de vasos na ultrassonografia Power Doppler não houve diferenças estatísticas entre os grupos, exceto no dia 21 (P=0,031). Dentro das possibilidades de avaliação que os exames de imagem fornecem, a termografia e a ultrassonografia Power Doppler mostraram-se ferramentas não invasivas de avaliação pós-operatória de processo inflamatório e neovascularização, sendo realizadas semanalmente, permitindo acompanhamento fidedigno e detalhado ao longo do experimento, sem gerar desconforto ou estresse aos animais. Não houve indícios de complicações relacionadas ao biomaterial.

Biografia do Autor

D. C. B. SILVA, FMVZ USP

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi (2011), especialização em Clínica e Cirurgia de Equinos no Hospital Veterinário Anhembi Morumbi (2012-2014), Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária na Universidade de São Paulo (2016). Atuou como Médica Veterinária contratada do Setor de Grandes Animais do Hospital Veterinário São Francisco de Assis (Faculdade Anhanguera Campinas) e como docente na mesma instituição (2014-2019). Atualmente é docente na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC, 2019-atual).

N. F. PARETSIS , FMVZ USP

Graduada em medicina veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi (2007-2011). Fez residência na área de clínica e cirurgia de equinos na mesma universidade (2012-2014). Mestrado e Doutorado em clínica cirúrgica da Universidade de São Paulo (2014-2016; 2016-2020). Atualmente, docente da Universidade Anhembi Morumbi (2018), da Universidade São Judas Tadeu (2022) e Médica Veterinária autônoma atuando principalmente em atendimento emergencial a campo para animais de grande porte.

G. M. MARCONDES, FMVZ USP

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), campus de Poços de Caldas-MG. Residência Médico-Veterinária (R1-R2) em Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais na Universidade Estadual de Londrina-PR (2010-2011). Mestrado pelo programa de Pós-graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2012-2014). Doutorado pelo programa de Pós-graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2015-2019). Pós-doutorado pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2020-2022), atuando na área de biomateriais e ortopedia em grandes animais. Foi Professora Titular na Universidade Paulista (UNIP) campus Swift- Campinas-SP, ministrando as disciplinas de Técnica Cirúrgica e Técnica Cirúrgica Especial, Patologia Cirúrgica e Patologia Cirúrgica Especial (2015-2021). Foi Professora Assistente Nível F na UnieduK- Unidade Indaiatuba- SP, nas disciplinas de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais como professora titular e nas disciplinas de Clínica Médica de Ruminantes e Clínica Médica de Equinos como professora auxiliar (2019-2021). Foi professora temporária na Universidade Estadual de Londrina (UEL) nas disciplinas de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e Técnica Cirúrgica (2/2021). Atualmente é professora de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas.

A. L. V. ZOPPA, FMVZ USP

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2003), Pós-doutorado na Universidade do Colorado / EUA (2007), Pós-doutorado na Universidade de Zurique / Suíça (2011) e Livre Docência pelo Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP, 2015. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e Diretor do Hospital Veterinário. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia de Equinos, atuando principalmente nos seguintes temas: ortopedia e cirurgias do aparelho locomotor, vídeo-cirurgia, toracoscopia, cirurgias do aparelho digestório. Membro da AOVET Foundation.

Downloads

Publicado

29/06/2023

Edição

Seção

Large Animal Surgery/Cirurgia de Grandes Animais