OCORRÊNCIA DE LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA CANINA NOS ANOS DE 2009 E 2010 EM MUNICÍPIO DE REGIÃO ENDÊMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

• K. L. PINTO Graduanda em Medicina Veterinária - Faculdade Doutor Francisco Maeda- FAFRAM- Ituverava/SP
  • A. G. CAMPOS Professora Doutora – Curso de Medicina Veterinária - Faculdade Doutor Francisco Maeda- FAFRAM- Ituverava/SP

Leishmaniose é uma importante zoonose, de notificação compulsória, transmitida através da picada do Lutzomya longipalpis, causada pelo protozoário Leishmania sp., que vem se expandindo pelo Brasil, principalmente a leishmaniose visceral canina, colocando em risco a saúde humana e também a dos cães. O principal método de controle aplicado no Brasil é a eutanásia de cães positivos, sendo muitas vezes realizada de forma indiscriminada, gerando conflitos de opiniões, entre saúde publica e direito dos animais. Este trabalho objetivou relatar a ocorrência de casos de leishmaniose visceral canina e analisar eficiência das técnicas utilizadas no município para controle e erradicação da doença. Utilizou-se dados coletados durante os inquéritos realizados pelo centro de controle de zoonoses (CCZ), nos anos de 2009 e 2010, em município de área endêmica do Estado de São Paulo. Neste constava-se alto número de cães eutanasiados devido a resultados positivos no teste rápido para Leishmaniose Visceral Canina, do teste Bio-manguinhos, confirmados com o teste de ELISA (animais considerados positivos). Além disso, o número de animais que foram submetidos à eutanásia, através dos sinais clínicos indicativos sem confirmação do diagnóstico (animais considerados suspeitos). No ano de 2009, dos 442 cães eutanasiados, 63 (14,25%) eram positivos e 379 (85,75%) suspeitos. Já no ano de 2010, foram 362 cães, sendo que 64 (17,68%) eram positivos e 298 (82,32%) suspeitos, havendo uma diminuição de 18,09% de eutanásias em cães no ano de 2010, porém o numero de casos positivos em cães ainda caracteriza a cidade como endêmica. Através dos dados coletados, conclui-se que a maioria dos animais são submetidos à eutanásia sem confirmação do diagnóstico, sugerindo melhores alternativas como a necessidade da realização dos exames para confirmação da doença, além da conscientização da população visando combater o vetor e prevenir a doença, podendo desta forma, haver diminuição do número de animais suspeitos eutanasiados. PALAVRAS-CHAVE: LEISHMANIA. CCZ. EUTANÁSIA. POSITIVOS. SUSPEITOS. ÁREA TEMÁTICA: Saúde Pública.

Arquivos adicionais