TUBERCULOSE BOVINA EM BACIA LEITEIRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

• N. G. BOMBONATO
  • P. M. SOARES
  • A. M. C. LIMA

A tuberculose bovina, enfermidade causada pelo Mycobacterium bovis, é uma zoonose cujo hospedeiro primário é o bovino. A doença é endêmica em vários países principalmente naqueles em desenvolvimento com rebanhos de criações intensivas, como em bovinos leiteiros, principalmente rebanhos estabulados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência da tuberculose em um rebanho bovino pelo teste cervical comparativo (TCC). O estudo foi realizado em um rebanho de exploração leiteira no município de Perdizes MG. A propriedade não participava do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), e tinha histórico de importação de animais de propriedades vizinhas, sem atestado negativo para tuberculose. Realizou-se a tuberculinização em 164 bovinos da raça Girolando, 158 fêmeas e seis machos, com idade aproximada entre seis meses a 14 anos. Para realização do TCC foram utilizados cutímetro Suprivet de pressão e seringas semi-automáticas multidose McLintock. As tuberculinas PPD bovina e aviária foram adquiridas do laboratório TECPAR/PR. Os resultados das diferenças (∆B - ∆A) foram interpretados de acordo com os critérios definidos na tabela do Regulamento Técnico do PNCEBT, sendo (∆B - ∆A < 1.9) reação negativa, (∆B - ∆A entre 2 a 3,9) reação inconclusiva e (∆B - ∆A >4,0) reação positiva. Dos 164 bovinos testados, 41(25%) foram positivos, 29 (17,7%) inconclusivos e 94 (57,3%) negativos. Dentre os positivos, todas eram fêmeas com idade superior a três anos. Todos os animais reagentes positivos foram encaminhados ao abate sanitário. Após 60 dias de intervalo foi realizado o reteste nos bovinos inconclusivos, e o TCC detectou mais sete vacas positivas, que também foram encaminhadas ao abate sanitário. Conclui-se que este foco de tuberculose bovina representa um risco zoonótico, por isso mesmo recomenda-se a utilização de testes de diagnóstico para o saneamento nas propriedades de exploração leiteira. PALAVRAS-CHAVE: Mycobacterium bovis. TUBERCULINA. ABATE SANITÁRIO. LEITE. AGRADECIMENTOS: Á Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pela concessão da bolsa de estudos da autora. ÁREA TEMÁTICA: Doenças Infecciosas