IMPACTO ECONÔMICO AOS PECUARISTAS DECORRENTE DA DETECÇÃO DE CISTICERCOSE BOVINA EM UM ABATEDOURO-FRIGORÍFICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL

Autores/as

  • A. M. FAVARIN Médica Veterinária, Prefeitura Municipal de Lins
  • V. C. COMIN Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • B. M. S. SOUZA Professora Adjunta, Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • G. A. M. ROSSI Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2021v37n2p45-50

Resumen

A cisticercose bovina configura uma zoonose parasitária globalmente distribuída e que causa prejuízos econômicos à cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Também, o consumo de carnes contendo cisticercos viáveis veicula a teníase aos seres humanos, trazendo impactos à saúde pública. Assim, este estudo objetivou determinar a ocorrência da cisticercose em um frigorífico localizado no município de Promissão, Estado de São Paulo durante um período de três anos e estimar os impactos econômicos aos pecuaristas decorrentes da detecção de carcaças e vísceras infectadas. Para isso, foram utilizados dados de 668.601 animais abatidos e inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), sendo que 6.587 (0,98%) foram considerados positivos. A principal destinação das carcaças infectadas foi o tratamento pelo congelamento (69,56%), seguido pela remoção e liberação para consumo humano, condenação, cozimento e salga, respectivamente. Estimou-se um prejuízo de R$ 2.072.696,38 (US$901,172.33) aos produtores devido à detecção desses casos. Devem-se reforçar os cuidados sanitários junto às fazendas produtoras de bovinos, além de melhorar as políticas públicas sobre acesso a saneamento básico e educação sanitária da população, a fim de se controlar essa zoonose que persiste com grande relevância no país.

Biografía del autor/a

G. A. M. ROSSI, Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos, São Paulo, Brasil

Microbiologia de alimentos, Inspeção Sanitária de POA Tecnologia de POA

Publicado

28/06/2021

Número

Sección

Inspection and Technology of Foods of Animal Origin/Inspeção e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal