ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE FATIADORES DE FRIOS COMO FERRAMENTA PARA CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE DE EQUIPAMENTOS PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS

Autores/as

  • F. P. S. TORRES Universidade Federal do Paraná
  • I. F. HARTMANN Universidade Federal do Paraná
  • R. CALEGARI-SANTOS Universidade Federal do Paraná
  • E. B. JAVOROUSKI Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara - PR
  • M. O. LOPES Universidade Federal do Paraná
  • J. A. GALVÃO Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2021v37n4p258-263

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar a condição microbiológica de fatiadores de frios a fim de subsidiar ações educativas em boas práticas de higiene de equipamentos para manipuladores de alimentos. O estudo ocorreu nos setores de panificação de dois supermercados de Piraquara, Paraná, por meio da quantificação microbiológica de microrganismos aeróbios mesófilos (Contagem Padrão em Placas - CPP), coliformes totais e pesquisa de Listeria monocytogenes. Foram realizadas três coletas com intervalos de quinze dias e, antes da última, foi realizada uma ação educativa baseando-se na metodologia da problematização sobre higienização de equipamentos. Apesar de observada redução bacteriana, constatada por meio da CPP, os resultados mantiveram-seacima dos limites preconizados. Não houve detecção de coliformes totais e na pesquisa de Listeria monocytogenes. As análises microbiológicas foram importantes para a avaliação da higienização dos fatiadores, subsidiando práticas educativas eficazes na consolidação de aprendizado.

Biografía del autor/a

F. P. S. TORRES, Universidade Federal do Paraná

Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2020. Atualmente é residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR.

I. F. HARTMANN, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2014-2020). Atualmente, é discente de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, da Universidade Federal do Paraná (2020-2022), com linha de pesquisa em Saúde Única - Ênfase em Microbiologia e Segurança dos Alimentos.

R. CALEGARI-SANTOS, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Farmacia Industrial e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente atua como farmacêutica na Farmácia Escola da Universidade Federal do Paraná e como docente no Departamento de Farmácia da mesma Universidade. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, na área magistral e na área de alimentos.

E. B. JAVOROUSKI, Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara - PR

Médica veterinária fiscal da vigilância sanitária de Piraquara, Paraná

M. O. LOPES, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1981) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é professor do magistério superior assistente da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância sanitária, catadores, saúde pública, saúde do trabalhador e reciclagem.

J. A. GALVÃO, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (2005), residência (2008), mestrado (2010) e doutorado (2013) em inspeção dos produtos de origem animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora do Departamento de Medicina Veterinária na UFPR, onde coordena o Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos - LACQSA e é editora da revista Archives of Veterinary Science. Tem experiência na área de inspeção e microbiologia dos produtos de origem animal, atuando principalmente na identificação de bactérias indicadoras de contaminação e bactérias patogênicas em alimentos.

Publicado

22/12/2021

Número

Sección

Microbiology/Microbiologia